Cris

Cris

domingo, 28 de agosto de 2011

O legado da Geografia

“O Legado da Geografia”
Cristiano Mariano de Moura
           
           

Conceitos
Concepções teóricas
Uso na sala de aula
Paisagem
Paisagem geográfica pode ser definida como o conjunto de objetos que definem arranjos espaciais que combinam diferentes tempos. Mas a paisagem pode adquirir o significado de produto de experiência vivida e herança da Natureza. Na visão ecológica da paisagem, ela é um conjunto estruturado e funcional de formas que permitem identificar unidades homogêneas.
A paisagem é um conceito muito usado, praticamente em todos os temas, naturais e humanos, No livro do milton Santos, Pensando o Espaço do Homem, tem uma sequência muito boa de imagens que dá para trabalhar a questão da transformação das paisagens.
Territorialidades
O Território é construído por diferentes tempos e espaços. Uma constante territorialização de fatos. A territorialidade pode ser entendida como o processo que marca a construção cultural e política dos territórios.
Muito usado, trabalho a produção e organização do espaço e mudanças nas relaçõs de trabalho: inovações técnicas e tecnológicas e as novas espacialidades, não é fácil de trabalhar, mas está presente o tempo todo.
Território
O conceito de território pode ser definido a partir de diferentes pontos de vista: antropológico, biológico, político e até psicológico, mas na Geografia, Território é o produto da materialidade técnica das sociedades. É também campo de forças políticas, em que ações humanas constroem as marcas de sua produção e projetam sua cultura.
Quando discuto com os estudantes o processo de urbanização no Brasil e no mundo, dinâmica po-pulacional em diferentes espaços urbanos; Estado Nação e a organização do território, o conceito está presente, permite que as pessoas se reconheçam como sujeitos na produção de geografias em que se vive e encaminham à discussão do lugar como espaço concreto de ação que desvenda apossibilida-de fazer frente aos proces-sos de globalização.
Lugar
Utilizamos o termo Lugar para se referir à ideia de pertenci-mento, Lugar seria a expressão do espaço vivido, percebido e representado. Nessa abordagem, Lugar ga-nha sentido de leitura perceptiva e campo simbólico, Lugar poderia ser também a maneira que exerce uma função em determinado território.
Este talvez seja o conceito mais usado no ensino fundamental, porque tentamos relacionar o local e global para os estudantes entenderem os conceitos, trabalhar o lugar da criança é fundamental na formação dos conhecimentos geo-gráficos. Não considero um conceito fácil, mas é de extrema importância.
Escala
Relação existente entre as dimensões dos elementos que estão presentes em um mapa e as correspondentes dimensões no terreno.
É o conceito mais difícil de trabalhar com os estudantes, eles não gostam matemática, o trabalho tem que ser lento e paciente, durante todo o ano, não importa o conteúdo, tenho que voltar sempre no tema da escala.
Formação sócio - espacial
Segundo este conceito formulado por Milton Santos, uma sociedade só se torna concreta a partir do seu espaço: o espaço que ela produz. Portanto não existe sociedade e espaço e sim uma formação social do espaço.
Também muito utilizado na escola; a formação do território brasileiro como objeto de estudo escolar permite compreender o processo de ocupação em suas dimensões política e territorial, trabalhamos os modelos econômicos, culturais e da organização sócio-espacial.
Imperialismo
Política de expansão e domínio territorial, econômico e cultural do capitalismo financeiro.
Utilizado mais no ensino médio, é um conceito difícil, mas muito interessante para os estudantes, este conceito entra em muitos eixos-temáticos da Geografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário