“O Legado da Geografia”
Cristiano Mariano de Moura
Conceitos | Concepções teóricas | Uso na sala de aula |
Paisagem | Paisagem geográfica pode ser definida como o conjunto de objetos que definem arranjos espaciais que combinam diferentes tempos. Mas a paisagem pode adquirir o significado de produto de experiência vivida e herança da Natureza. Na visão ecológica da paisagem, ela é um conjunto estruturado e funcional de formas que permitem identificar unidades homogêneas. | A paisagem é um conceito muito usado, praticamente em todos os temas, naturais e humanos, No livro do milton Santos, Pensando o Espaço do Homem, tem uma sequência muito boa de imagens que dá para trabalhar a questão da transformação das paisagens. |
Territorialidades | O Território é construído por diferentes tempos e espaços. Uma constante territorialização de fatos. A territorialidade pode ser entendida como o processo que marca a construção cultural e política dos territórios. | Muito usado, trabalho a produção e organização do espaço e mudanças nas relaçõs de trabalho: inovações técnicas e tecnológicas e as novas espacialidades, não é fácil de trabalhar, mas está presente o tempo todo. |
Território | O conceito de território pode ser definido a partir de diferentes pontos de vista: antropológico, biológico, político e até psicológico, mas na Geografia, Território é o produto da materialidade técnica das sociedades. É também campo de forças políticas, em que ações humanas constroem as marcas de sua produção e projetam sua cultura. | Quando discuto com os estudantes o processo de urbanização no Brasil e no mundo, dinâmica po-pulacional em diferentes espaços urbanos; Estado Nação e a organização do território, o conceito está presente, permite que as pessoas se reconheçam como sujeitos na produção de geografias em que se vive e encaminham à discussão do lugar como espaço concreto de ação que desvenda apossibilida-de fazer frente aos proces-sos de globalização. |
Lugar | Utilizamos o termo Lugar para se referir à ideia de pertenci-mento, Lugar seria a expressão do espaço vivido, percebido e representado. Nessa abordagem, Lugar ga-nha sentido de leitura perceptiva e campo simbólico, Lugar poderia ser também a maneira que exerce uma função em determinado território. | Este talvez seja o conceito mais usado no ensino fundamental, porque tentamos relacionar o local e global para os estudantes entenderem os conceitos, trabalhar o lugar da criança é fundamental na formação dos conhecimentos geo-gráficos. Não considero um conceito fácil, mas é de extrema importância. |
Escala | Relação existente entre as dimensões dos elementos que estão presentes em um mapa e as correspondentes dimensões no terreno. | É o conceito mais difícil de trabalhar com os estudantes, eles não gostam matemática, o trabalho tem que ser lento e paciente, durante todo o ano, não importa o conteúdo, tenho que voltar sempre no tema da escala. |
Formação sócio - espacial | Segundo este conceito formulado por Milton Santos, uma sociedade só se torna concreta a partir do seu espaço: o espaço que ela produz. Portanto não existe sociedade e espaço e sim uma formação social do espaço. | Também muito utilizado na escola; a formação do território brasileiro como objeto de estudo escolar permite compreender o processo de ocupação em suas dimensões política e territorial, trabalhamos os modelos econômicos, culturais e da organização sócio-espacial. |
Imperialismo | Política de expansão e domínio territorial, econômico e cultural do capitalismo financeiro. | Utilizado mais no ensino médio, é um conceito difícil, mas muito interessante para os estudantes, este conceito entra em muitos eixos-temáticos da Geografia. |
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