Cris

Cris

quarta-feira, 7 de março de 2012

Vídeo : Entre rios

Vídeo muito importante sobre a História de São Paulo:

Um comentário:

  1. Nossa mente é muito limitada quando falamos de São Paulo, muitos não sabem que São Paulo carrega em si, muitas historias e fases, talvez por falta de tempo ou porque faltam oportunidades para saber um pouco mais sobre nossa própria cidade e é incrível como São Paulo cresceu, e vem crescendo conforme os anos passam.
    “A água pelo cano vem! água pelo cano vai! Ninguém sabe de onde veio. Muito menos pra onde vai..” nunca parei pra pensar nisso, e agora veio como uma bomba, não imaginei que por trás, de um simples “abrir” de torneira carrega um grande contexto histórico e tanta historia. E penso que assim como nunca soube, nossa população também não, acho que isso deveria se tornar algo obrigatório no ensino das escolas, tendo palestras e “acervos”, para que os alunos saibam e conheçam a historia dos rios em nossa cidade.
    Há uma senhora que me fugiu o nome, que fala que a urbanização de São Paulo foi uma coisa violenta, e concordo com ela, enchente é a expressão que nós inventamos, a urbanização tomou o espaço dos rios, então de alguma forma os rios tem que se “libertar”, talvez não seja a palavra mais correta, mais é como se fosse algo preso que alguma hora tem que sair.
    Hoje infelizmente tratamos os nossos rios como um verdadeiro lixo a céu aberto, e nos esquecemos que os rios (assim como fala no vídeo), foi o ponta pé inicial, para a “criação” da nossa cidade.
    Futuramente, não saberemos o que é verde e talvez o que seja água em abundância, e isso infelizmente vai ser algo que nós, humanos, fizemos.
    Milena Bronze Macioni 3ºA

    ResponderExcluir